Dicionário de Provérbios em Kikongo

‘Dicionário de Provérbios em Kikongo’ explicado em três línguas

Obra da autoria do professor Emanuel Kunzika está traduzida em português, francês e inglês

Os amantes da literatura tradicional angolana têm agora a oportunidade de acrescentar “Dicionário de Provérbios Africanos em Kikongo, traduzidos e explicados em português, francês e inglês”, posto à disposição ontem no Museu de História Natural, em Luanda. Uma obra da autoria de Emanuel Kunzika que sai com a chancela da Editorial Nzila. páginas contém mil e 50 provérbios, fruto de um trabalho de pesquisa que levou perto de trinta anos.

A obra, apresentada pelo director Kukanda, é a primeira do género que é traduzida em três línguas, duas das quais fazem parte do grupo das mais faladas no mundo, como faz questão de realçar no prefácio Pinda Reforma Educativa. “O Dicionário (…) chegou no momento oportuno em que os conhecedores da riqueza da cultura africana saberes com o mundo que os rodeia para ajudar os povos do planeta Terra, onde vivemos, a cultivar a compreensão, a tolerância mútua e a fraternidade baseado numa cultura de Provérbios Africanos em Kikongo”, único no seu formato, espelha, à sua colecção de livros o do público em apresentação feita Segundo o autor, o livro de 300 do Instituto de Línguas Nacionais, Vatumene Simão, vice ministro da Educação Para têm a obrigação de partilhar os seus enquanto factores essenciais para o desenvolvimento de paz que todos almejamos” lê-se.

Segundo o pedagogo, o “Dicionário escrito", a extensão e a profundeza dos saberes que qualquer sociedade procura preservar e transmitir às gerações futuras, referindo que o mesmo contém um manancial de sabedoria que, bem usado, é um instrumento essencial e rico de conhecimento. “Posto à disposição das comunidades, das Universidades, Bibliotecas, Centros de Investigação e Escolas, contribuirá, tenho a certeza disso, para o conhecimento da realidade e riqueza da cultura de África e, particularmente, da cultura kongo, ajudando assim a reafirmar a nossa participação na construção dum mundo melhor neste século de mundialização”, escreve.

O autor


Emanuel Kunzika é nacionalista e veterano da luta de libertação nacional contra o colonialismo português. Professor reformado da Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto, nasceu na aldeia de Kintô, em Maquela do Zombo, província do Uíje. Fez todos os seus estudos na República Democrática do Congo, de 1938 a 1963, adquirindo o Certificado de Estudos Políticos Sociais do Instituto de Estudos Políticos da então Léopoldville, hoje Kinshasa. Estudou nas Universidades de Nova Iorque e Abraham Lincoln da Filadélfia, de 1963 a 1968. Ainda no Congo, frequentou, de 1968 a 1971, a Escola Superior e de Desenvolvimento, sendo graduado em Ciências Económicas e Desenvolvimento e em Ciências Político- Administrativas e Jurídicas.

Na Universidade Nacional do Zaire (1970-1974), diplomou-se em Ciências Político-Administrativas, com a apresentação de uma Monografia intitulada A Formação da Nação Angolana e a Luta de Libertação. Como investigador, em 1997, foi presidente do Centro de Estudos e Desenvolvimento de Angola. Este Dicionário de Provérbios Kikongo é o resultado de uma pesquisa desenvolvida junto da comunidade etnolinguística kongo, à qual pertence, cujo imaginário filosófico pretende ajudar a divulgar. Para além desta, tem publicadas outras obras, nomeadamente “Petição para Angola à 16ª Assembléia da ONU” (Nova Iorque, 1961), “Unidade Angolana, in para a Independência de Angola – WAY” (Léopoldville, 1963) e “A Formação da Nação Angolana e a Luta de Libertação” (Monografia, Université Nationale du Zaire, Kinshasa, 1974).


2 comentários:

LESSA de ROXI disse...

Estou interessado e curioso p/
ver e aprender c/o Dicionário
de Provérbios em Kikongo.
Ass. Tatá LESSA de ROXI.

Unknown disse...

COMO ADQUIRIR ESTE DICIONÁRIO?

Postar um comentário