PhotoscapeV3.5



Edite suas fotos com esta ferramenta completa

Photoscape é um aplicativo extremamente fácil de usar para editar as fotos que estão no seu computador. Treze ícones aparecem na janela principal logo que o aplicativo é carregado. A partir desses ícones, o usuário vai poder executar várias ações relacionadas à edição de imagens. Ou seja, em praticamente 15 mega você terá um aplicativo poderoso para brincar com as suas fotos.

Em vez de instalar o Adobe Photoshop, cuja licença custa centenas de dólares. Há a opção de utilizar esse aplicativo com interface diferente da que estamos acostumados a ver em aplicativos de edição de imagens, mas que cumpre bem seu papel e ainda é de graça. O Photoscape tem suporte aos principais formatos de imagem digital, entre eles JPEG, GIF e RAW, o que assegura que as criações feitas nele funcionarão em todos os computadores.


Confira abaixo todos os recursos do PhotoScape:

VISUALIZADOR

Visualizar as imagens é o primeiro passo para poder editá-las. Por isso mesmo o PhotoScape oferece a seus usuários uma ferramenta de visualização de imagens bastante completa. A janela principal mostra as pastas do computador, um álbum com as fotos contidas na pasta selecionada e ainda uma área na qual a imagem clicada pode ser visualizada com mais detalhes. A navegação é muito fácil e intuitiva. Além disso, nessa mesma janela o usuário encontrará informações como a dimensão da imagem e seu respectivo peso.

Você vai poder girar as fotos, vê-las em tela cheia ou em modo de slideshow, modificar os nomes e até mesmo apagar aquelas que não quiser manter no disco rígido. Todas essas opções ficam a poucos cliques, possibilitando dinamismo na hora de mexer em muitas fotos.

EDITOR

O editor de imagens do PhotoScape é, sem sombra de dúvida, a principal ferramenta do aplicativo gratuito. Ele permite fazer alterações nas fotografias de forma fácil, porém sem perder qualidade. Para tanto, o PhotoScape oferece ao usuário uma série de alterações possíveis para as imagens, sendo que as mais interessantes são:

  • Whitebalance (balanço de branco): deve ser utilizada para corrigir a forma como os tons de branco são apresentados nas fotos, em especial aquelas que se estão azuladas ou amareladas. É importante principalmente para fotos tiradas em ambientes fechados ou sem luz, visto que sob a luz do sol é raro ter que consertar o balanço de branco.

  • Newsprint: permite recriar os pequenos pontos que compõem o processo de impressão de um jornal. Dessa forma, a foto perde um pouco da sua definição, mas ganha um efeito visual que chama a atenção.

  • Noise reduction (redução de ruído): o redutor de ruído é aconselhado para aquelas fotos em que o ISO da máquina teve que ser diminuído devido às condições de iluminação. Como consequência disso, a foto ganha pontos de cor maiores, que podem ser percebidos a partir de um certo nível de ampliação. O redutor tenta consertar esse problema.

  • Reflection (reflexo): inserir reflexos em imagens pode ser algo complicado em aplicativos profissionais, como o próprio PhotoShop. Mas não no PhotoScape: com poucos cliques você vai poder criar fotos com reflexo, podendo inclusive definir a intensidade do efeito e também ajustes de perspectiva.

  • Antique Photo (foto antiga): um dos efeitos mais divertidos para aplicar em fotos é o sépia, que deixa a foto desbotada e com aspecto de envelhecimento. O PhotoScape, entretanto, vai além: ele possibilita que diversos filtros similares ao sépia sejam usados para criar uma imagem verdadeiramente envelhecida.

  • Backlight correction (correção de luz de fundo): todo mundo já tirou pelo menos uma foto na qual a luz ficou atrás do objeto a ser fotografado, resultando em uma foto escura. PhotoScape resolve o erro, criando balanço para que a pessoa na parte da frente da imagem fique visível.

BATCH EDITOR

O editor de grupo de fotos é perfeito para quem quer fazer ajustes em mais de uma foto de uma vez. Normalmente essa tarefa levaria bastante tempo, uma vez que seria necessário abrir e editar cada uma das fotos individualmente. Já no Batch Editor do PhotoScape você só precisa escolher as fotografias e depois selecionar quais ajustes deseja fazer, como tamanho, modificação no brilho ou aumento no contraste.

PAGE


Fazer colagens com várias fotos é uma tarefa que normalmente resulta em presentes interessantes e baratos para amigos e parentes, mas que costuma dar trabalho. Para facilitar a sua vida existe a ferramenta Page do PhotoScape. Ela possibilita que você escolha um modelo de página com três, quatro ou quantas fotos quiser colocar. Depois basta arrastar e soltar as fotos para os locais onde elas deverão ficar, escolher qual será a borda as imagens e a cor de fundo, entre outras coisas. O aplicativo vai se encarregar de configurar tudo

E o melhor de tudo: você vai poder até mesmo inserir efeitos especiais em cada uma das fotos antes de imprimir a sua colagem.

COMBINE

É semelhante à ferramenta Page, porém com menos opções de ajuste. O próprio PhotoScape define onde cada foto vai ficar na folha de papel.

ANIMATED GIF

Os GIFs animados existem na internet desde que a rede começou a ser criada. O que eles fazem é permitir que várias imagens sejam inseridas em um mesmo arquivo .gif, sendo que elas são exibidas em sequência. Dessa forma cria-se a ilusão de ótica de que estão em movimento.

Claro que esse recurso não poderia faltar no PhotoScape. Sua ferramenta para animar GIFs permite escolher várias fotos e depois definir qual será a transição de uma para outra. Quando for exportado, o arquivo vai poder ser usado em websites.

SPLITTER

Se você sempre quis desmembrar uma foto em várias partes menores para fazer um quebra-cabeça (por exemplo), o jeito mais simples de fazer isso é com a ferramenta Splitter do PhotoScape. Com ela é possível definir o número de colunas e linhas que irão dividir a foto, podendo salvar cada uma como arquivo de imagem digital individual.

Depois é só imprimir cada uma das imagens separadamente, no PhotoScape mesmo.

COLOR PICKER

A função do Color Picker é muito objetiva: informar o código numérico da cor de cada pixel da imagem. Para usá-la é preciso mover o cursor do mouse sobre a imagem até chegar à cor cujo código você quer descobrir.

SCREEN CAPTURE

Tanto Windows quanto Mac OS já possuem aplicativos nativos e gratuitos para capturar o que está sendo exibido na tela. O PhotoScape, no entanto, oferece o Screen Capture, que promete tirar screenshots da tela inteira, de apenas uma janela e também de uma área da tela.

Uma vez que a captura seja feita, ainda há a opção de a imagem ser aberta diretamente no Editor do PhotoScape, para que o usuário possa fazer as modificações que quiser antes de salvar o arquivo.

RAW CONVERTER

Essa é voltada para fotógrafos. O formato de fotografia digital RAW é um dos mais complexos porque não prevê compressão, o que resulta em fotos excessivamente pesadas. Como nenhum fotógrafo vai enviar fotos digitais em formato RAW, o ideal é converter as imagens para JPEG. Claro que o PhotoScape tem um componente especificamente para isso.

O Raw Converter permite visualizar previamente o resultado final das imagens e depois convertê-las. Os arquivos serão salvos na mesma pasta onde o original em RAW está localizado.

RENAME

Mais uma ferramenta voltada para edição de fotos em grande quantidade, a Rename ajuda a renomear fotos e imagens. Em vez de escolher o nome de cada uma, o usuário define um padrão para que o nome seja feito. Por exemplo, FOTO-01 seria a primeira foto, sendo que as demais acompanhariam esse esquema (FOTO-02, FOTO-03 etc).

PRINT

A modalidade de impressão é boa tanto para imprimir uma foto por página quanto para imprimir pequenas fotos em cada página (as miniaturas). Assim como todas as demais ferramentas do PhotoScape, pode ser personalizada para que o resultado seja exatamente aquele que o usuário quer.


0 comentários:

Postar um comentário